O Kernel Linux versão 5.16 foi lançado e como sempre trazendo novos recursos e melhorias, dessa vez melhorando ainda mais o desempenho para jogos no linux.
A versão 5.16 do kernel linux agora vem com suporte aos controladores Nintendo Joy-Cons e Pro. O LED do DualSense do PlayStation 5 também deve funcionar sem nenhum problema, melhorando a experiência do usuário em jogos nativos do Linux e do Windows emulados pelo Wine.
E a novidade, talvez mais importante dessa versão do kernel para jogos é a tecnologia chamada futex2 (Fast Userspace Mutex). Essa tecnologia permite que programas criem exclusões mútuas, variáveis condicionais ajudando a aumentar o FPS para muitos jogos, reduzindo o uso da CPU.
Veja abaixo uma lista com mais algumas novidades sobre games que a versão 5.16 do kernel linux traz:
- GPU AMD tem suporte a DisplayPort 2.0
- Suporte aos gráficos do Intel Alder Lake S passou a ser estável
Muitos drivers foram adicionados e atualizados para melhorar o suporte ao hardware, destacando:
- Suporte para Apple Magic Keyboard (2021)
- Novo driver Realtek 802.11ax
- Suporte para Intel PXP e suporte para processadores Intel “Raptor Lake” de 13ª geração
- Adicionado Suporte para o paradigma de programação de 64 bits do Intel Advanced Matrix Extensions (AMX) para servidores
- Adicionado também suporte a agendador de cluster para o agendador de tarefas
Outras novidades são o suporte para processadores Snapdragon 690, suporte para namespace zoneado para o sistema de arquivos BTRFS, o sistema de arquivos EROFS tem suporte para compressão LZMA e uma API para ajudar na verificação da integridade de sistemas de arquivos, mas o suporte está disponível no momento somente para o sistema de arquivos EXT4.