Se você está precisando formatar seu SSD recém instalado leia esse documento até o fim. Esse é um tutorial que te ensina a formatar SSD usando a linha de comando no linux ubuntu, independentemente se você está usando a versão ubuntu para desktops ou ubuntu server que a versão para servidores.
IMPORTANTE:
As instruções explicadas nesse tutorial irá resultar na remoção definitiva dos dados do SSD e também irá prepara-lo para ser usado em qualquer distribuição linux.
Identificando o SSD no Linux
O Primeiro passo é identificar quais dos dispositivos de bloco no linux é o SSD. Para isso vamos usar o comando lsblk, o comando completo é:
lsblk -d -o name,rota -e 7,11

A última coluna chamada “ROTA” mostra um número, o ssd tem o número 0, na imagem acima é o dispositivo chamado nvme0n1.
Para você pode aparecer um nome diferente como sdb ou sdc ou sdd por exemplo e a partir desse momento você irá usar esse nome do SSD para todos os comandos ensinados nesse tutorial.
Para saber mais informações sobre o comando lsblk e como usa-lo para identificar se o dispositivo de armazenamento é um HD ou SSD no linux, leia esse artigo.
Criando uma tabela de partição
Depois saber qual é o nome do dispositivo no sistema, vamos saber qua é o espaço de armazenamento do SSD usando o comando fdisk, como o nome do SSD é nvme0n1 então sua localização é /dev/nvme0n1, o comando completo é:
sudo fdisk -l /dev/nvme0n1

A Primeira linha da saída do comando já exibe o tamanho total do SSD, na imagem estou usando um SSD de 120 GiB. Para formatar o SSD vamos criar uma tabela de partição usando o comando fdisk novamente, o comando completo fica assim:
sudo fdisk /dev/nvme0n1

A partir desse momento você está no prompt de comando do comando fdisk, tudo que digitar é uma instrução para o comando fdisk executar no dispositivo, digite a letra m ( Minúsculo ) para visualizar mais opções.

Na saída será exibida vários comandos internos do fdisk, vamos escolher o comando para criar a tabela de partição do tipo msdos digitando a letra o ( Minúsculo ).


Depois de criar a tabela de partições devemos salvar essas alterações para que sejam aplicadas no SSD, para isso usamos o comando para gravar as alterações do fdisk digitando a letra w ( Minúsculo ).

E por ultimo vamos usar o comando partprobe para informar ao kernel do sistema operacional que a tabela de partição do SSD sofreu alterações:
sudo partprobe
sudo partprobe -s

Formatando o SSD
Depois de preprar o SSD vamos formata-lo criando um sistema de arquivos nele, o comando usado é o mkfs que está disponível maioria das distribuições linux, o comando completo é:
sudo mkfs -t ext4 /dev/nvme0n1
O Comando mkfs pede uma confirmação para prosseguir, já que ação irá apagar tudo o que está no SSD, digite a letra y ( Minúsculo ) e o comando mkfs irá finalizar a formatação.

Com o SSD formatado podemos monta-lo para gravar arquivos dentro dele, podemos usar o comando mount pra montar o SSD:
sudo mount -t ext4 /dev/nvme0n1 /mnt
lsblk /dev/nvme0n1

Neste tutorial foi mostrado como formatar um SSD em um sistema Ubuntu Linux. Usamos o sistema de arquivos ext4 para concluir o trabalho, que é o sistema de arquivos usado por padrão no ubuntu linux, tudo feito pela linha de comando o que dá um pouco mais de opções.